Profª Lúcia Abdon apresentando Marcelo Baldez à turma da 5ª série.
Baldez lendo um livro em Braille.
Baldez demonstrando suas habilidades com as outras tecnologias.
Marcelo palestrando.
Nosso convidado com a turma da 5ª série.
Nosso convidado conhecendo nossa escola.
Era quinta, dia rotineiro na escola Padre Luiz. Por volta das 8:00 hs, a luz se fez presente na escola, na pessoa de Marcelo Baldez, estudante universitário do Campus da UFPA em Bragança, convidado pela professora Lúcia Leite. Marcelo iluminou os alunos da 5ª serie “B”, com sua alegria e simplicidade, contando sua história de vida.
Baldez falou de sua deficiência visual e das dificuldades que encontrou, tanto na sua vida social quanto na vida escolar, pois foi alvo de chacotas pelos que não compreendiam sua limitação visual e, na escola, por não ter acesso a um material adequado. Falou ainda que apesar de todas as dificuldades sempre pensou em vencer e tem lutado para atingir este grande objetivo.
Marcelo falou de suas práticas esportivas concretizando seu discurso com apresentações de vídeos nos quais ele protagoniza momentos de lazer com seus amigos na quadra da escola Bolívar Bordallo da Silva.
Os alunos interagiram o tempo todo fazendo perguntas, ouvindo e prestando bastante atenção nos movimentos físicos de Marcelo.
Mas esse momento só foi possível após um trabalho de conscientização feito pela professora, que introduziu na classe atividades de leituras, que sensibilizavam os alunos sobre algumas problemáticas sociais, dentre as quais o alcoolismo, a deficiência física e os posicionamentos éticos perante a sociedade.
Vemos, assim, que a prática da leitura pode nos fornecer um leque de conhecimentos e de interação com o meio em que vivemos e, ainda, de produzir emoções alegres, tristes e reflexivas diante do contexto da vida.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário